BERLINN TALK DAYS #1 ep. 3
Brasil o maior consumidor de Heineken
Fala pessoal, eu sou o Fábio e hoje vou falar sobre um tema que o brasileiro gosta muito: A Cerveja!
Em outubro de 2019 a Heineken anunciou que o Brasil tinha passado a ser o maior consumidor da cerveja no mundo, passando o país de origem Holanda e os países que anteriormente eram líderes, a França e a Alemanha.
A Heineken chegou ao ponto de investir mais R$ 900 milhões de reais no Brasil para dobrar a sua capacidade produtiva. Mas, ao mesmo tempo, ela viu marcas como a Schin, que também faz parte do mesmo grupo que a Heineken, caírem em suas vendas.
O Brasil sempre foi um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, mas na verdade o que aconteceu para levar a Heineken para esse patamar, foi uma “gourmetização dos hábitos de consumo do brasileiro, principalmente no ramo cervejeiro. Existe uma tendência mundial dos consumidores de cada vez se importarem menos com o preço e mais com a experiência que aquela marca agrega para eles.
Ou seja, todo aquele investimento que a Heineken já faz há anos seja em ações de experiência na Liga dos Campeões, ou o grande investimento no Rock In Rio, eles se pagam nesse momento, agregando para a marca da Heineken principalmente com a experiência.
O que a gente pode observar aqui é uma tendência mundial a cada vez mais as pessoas se importarem menos com o preço, e mais com a experiência, fazendo disso uma vantagem competitiva. Por isso a Heineken, dentro do Brasil, por ser uma cerveja premium
Então, como a gente falou, a Heineken que sempre foi uma cerveja premium, ela passa a ter esse status devido a experiência, o que aumenta o consumo da Heineken no Brasil. Justifica também o aumento da capacidade produtiva e isso leva a uma tendência de mercado, essa “gourmetização” dos hábitos de consumo do brasileiro, que podemos observar como uma tendência mundial que em 2020 vai ser cada vez mais forte, no mercado brasileiro como um todo.
Então é isso galera, espero que tenham gostado, podem comentar qualquer dúvida que respondemos de um a um e até mais!