BERLINN TALK DAYS #3 EP. 4
Experiências Gastronômicas
Nos últimos anos, o mercado gastronômico vem crescendo cada vez mais, e com um elemento sempre em destaque: a experiência. Pra entender isso, vamos trazer aqui alguns exemplos que vem tendo destaque ao redor do mundo, mostrando a importância da experiência para eles.
– Noma (Dinamarca) e D.O.M. (SP)
Começamos falando do Noma. Um restaurante dinamarquês, eleito melhor restaurante do mundo diversas vezes. Nele, não existem pratos individuais, somente menus com de 7 ou 12 pratos, que podem durar até 4h, o que segundo o diretor do restaurante Peter Kreiner representa a experiência de comer no Noma, onde o cliente não precisa se concentrar em um prato ou outro.
O representante brasileiro mais próximo do Noma no ranking de melhores restaurantes é o D.O.M. do chef Alex Atala, com menus com diversos pratos que podem chegar até a faixa de R$ 500 por pessoa.
– Ultraviolet:
O Ultraviolet é um restaurante em Shangai, considerado por muitos o mais inovador do mundo. Ele mistura som, iluminação, projeções e cheiros para “moldar” o sabor que os clientes vão sentir em cada parte do seu menu de 20 pratos. O restaurante tem estrela Michelin e funciona da seguinte forma.
Ele não tem um endereço físico ou telefone. Ao fazer uma reserva, você recebe um endereço para um meeting point, onde encontra dois hosts e é indicado para entrar em um ônibus, sem saber para onde está indo. Ao chegar, você se encontra em um estacionamento muito escuro, e entra em um bunker sem janelas, onde acontece o jantar.
– La Esquina:
O La Esquina é um restaurante mexicano em Nova Iorque, nele os clientes tem que fazer uma reserva antecipada, e ao chegar ao restaurante, que de fora parece uma espécie de boteco, você comunica a um dos funcionários que tem uma reserva e ele abre uma porta. Ao descer uma escada e passar por dentro da cozinha do restaurante, você encontra um bar escondido, bastante animado e com diversas opções diferentes de comidas e drinks.
Além disso, existem também outros restaurantes que promovem experiências que podemos chamar pelo menos de inusitadas.
– Disaster Café:
O Disaster Café, por exemplo, é um restaurante que fica na Espanha e simula um terremoto 7.8 enquanto o cliente come em segurança.
– Harvey Washbangers:
Outro exemplo de restaurante atípico é a lavanderia Harvey Washbangers. Isso mesmo, uma lavanderia. Na verdade, o dono pensou em melhorar a experiência das pessoas que ficam simplesmente esperando suas roupas terminarem de lavar, oferecendo um serviço com bebidas e comidas.
– Dinner In The Sky
Existem também outros tipos de experiências atípicas, mas não tanto quanto comer em um terremoto ou uma lavanderia. O Dinner In The Sky por exemplo é um restaurante que existe em mais de 70 cidades, onde 20 pessoas sobem em uma plataforma içada a mais de 50 metros de altura para ter uma refeição um tanto quanto diferente. O restaurante está presente em São Paulo até novembro.
– Gaggan
Considerado por várias vezes como o melhor restaurante da Ásia, o Gaggan é irreverente e tem um cardápio inusitado, composto por 25 emojis e sem absolutamente uma palavra escrita nele.
– The Shed at Dulwich
O último restaurante que a gente vai falar já foi número 1 do Trip Advisor em Londres, mas ele tem uma detalhe bem diferente: ele não existe.
O jornalista Oobah Butler queria provar o quão falho são as avaliações de sites sobre restaurantes online. Para isso, ele usou sua casa, um galpão em Dulwich, Londres, para criar um perfil no Tripadvisor. Ele fez uma espécie de ensaio fotográfico utilizando pratos fáceis como ovo junto de elementos que tinha em casa, como espuma de barbear e lançou seu restaurante.
Dai, começou a pedir reviews falsas para seus amigos e familiares, se rankeando cada vez melhor do aplicativo, até chegar a primeira colocação. Ele comprou um celular, onde recebia diversos pedidos de reserva diariamente, e tinha sempre a mesma resposta: “desculpe, estamos lotados”.
Quando o restaurante chegou ao topo, o jornalista decidiu abri-lo de fato durante um dia, servindo comidas como lasanha de microondas, sem as pessoas saberem disso. Segundo ele, mais de uma das poucas mesas que estavam presentes pediram para já reservar uma próxima oportunidade.
Para finalizar a história, Butler postou uma matéria no site Vice, contando como conseguiu esse feito, e acabou aparecendo até no programa da Ellen Degenerous.