BERLINN TALK DAYS #1 ep.6
As melhores ativações de marca em 2019
As marcas vem se adaptando ao novo comportamento do consumidor e algumas vem se destacando pelas ativações. Aqui vamos destacar as melhores ativações de 2019 e comentar sobre algumas tendências para 2020.
No Rock in Rio de 2019 a Natura criou o Espaço Nave. Foi a primeira vez que uma iniciativa foi co-criada com um anunciante e a organização do evento. A Nave foi uma experiência multimídia que aconteceu no velódromo durante o Rock in Rio e fez refletir sobre sustentabilidade, aceleração e a perda da autonomia do ser humano em relação ao tempo. A instalação contou com o maior painel de LED interativo já feito no Brasil, além de cenografia física e virtual, efeitos visuais, sonoros e olfativos.
Em maio de 2019, em São Paulo, refletindo um pouco sobre o aumento do consumo de gim no Brasil, a marca inglesa Beefeater fez sua primeira grande ativação no Brasil. A marca criou um bar secreto, o Beefeater Secret Garden, localizado em uma floricultura em São Paulo. O bar foi inspirado na cultura de Londres, onde o produto é fabricado, e também nas botânicas para fazer as misturas do gin. O mais legal dessa ativação ficou por conta do gim tônica, que é um dos drinks mais famosos por quem consome gim. As misturas eram feitas no jardim e o consumidor fazia seu próprio drink podendo misturar com frutas, sementes, entre outros.
Outra ativação que ficou famosa e gerou memória afetiva com os consumidores de ambas as marcas foi a do Airbnb na Casa da Barbie em Malibu. A casa temática já existe e o Airbnb disponibilizou pros fãs da boneca algumas noites, onde as pessoas reservavam pelo site ou aplicativo, e aproveitavam a casa.
O maior destaque de ativações de 2019 ficou com o Mc Donald’s. Uma delas foi dividida em 3 fases. A 1ª fase foi a troca da grafia para “Méqui” de duas lojas, uma em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro. Nessa fase, o Mc Donald’s ainda não tinham explicado o motivo da troca, o que causou curiosidade por quem passava.
Um tempo depois a empresa se pronunciou e disse que o intuito foi celebrar a intimidade que os consumidores têm com a marca e das diversas formas que ele pode se referir à ela. A 2ª fase constou em, além de mudar as fachadas de mais lojas, mudou também nas redes sociais da marca, onde o público pôde interagir comentando como cada um se refere à marca. Os melhores apelidos ganharam novas ações e novos materiais de comunicação. A coroação da ativação foi com a 3ª fase. A milésima loja, o Méqui 1000, foi inaugurada em um prédio histórico na Avenida Paulista.
Essa loja trouxe uma nova experiência para consumidor do Mc Donald’s. Ambientes instagramáveis, 15 produtos diferentes, espaço de convivência, etc. Isso fez com que os consumidores se sentissem especiais por estarem vivendo essa nova experiência.
Observando as ativações de 2019 e pesquisando sobre o futuro do mercado, trouxemos algumas tendências de mercado para 2020. A 1ª delas, que é possível observar nas ativações citadas acima, foi a experiência de marca. Pesquisas apontam que as pessoas consomem até 4x mais quando estão expostas à experiências.
Outra tendência para 2020 é a robotização. Ela deve impactar todos os processos de produção ao atendimento de uma empresa. Já é muito comum empresas usarem a robotização. Esses robôs não tem um conteúdo tão rico e criativo como o humano, mas ela atende a necessidade do cliente em um determinado momento. O Bradesco, por exemplo, tem a Bia, sua assistente de inteligência artificial. Ela atende os clientes no momento exato que eles precisam. Com ela o cliente consegue fazer pagamentos, transferências e tirar dúvidas sobre qualquer outra coisa do banco. A Bia é conectada diretamente com o Google Assistente e consegue te fornecer o número de telefone de diversos tipos de serviços que não necessariamente são ligadas ao banco.
A gameficação também é uma forte tendência para esse ano. Ela ajuda a interagir com o público para ele ter uma resposta imediata. Isso permite que o consumidor acesse outros conteúdos da empresa e também receba algum bônus por estar usando esse game. Os desafios estão presentes dentro desse game o tempo todo, o que gera um sentimento de competição entre os usuários, que passam para sua rede de contatos e assim por diante.
Uma tendência que já vem de uns tempos para cá e provavelmente vai intensificar em 2020 é a colaboração entre marcas. A vantagem da colab é unir duas ou mais empresas para unir as forças e atingir públicos diferentes. Um exemplo de colab que deu muito certo no ano passado foi a Heineken e a Natura. Todos os copos plásticos que as pessoas consumiam Heineken durante o Rock in Rio de 2019 seriam reciclados para virar embalagem de produtos Natura.